Para se ter uma bela horta não é preciso ter muito espaço disponível, é preciso apenas o desejo de dedicar-se a jardinagem para produzir alimentos saudáveis, seja em vasos, canteiros ou paredes. A única exigência é que o espaço escolhido receba algumas horas de sol.
Mesmo em apartamentos é possível cultivar temperos e verduras. Praticar o cultivo caseiro é uma grande permissão de aprender diretamente com a Natureza, cíclica, viva, mostrando com clareza suas necessidades e fases, e assim, sua inteligência divina flui como fonte. Não são apenas as técnicas de cultivo apenas que lhe proporcionarão bons frutos, mas sim, a observação dos ciclos que lhe mostrarão as necessidades de podas, manejo e colheitas, de forma simples, fácil e harmônica.
A prática é terapêutica, alivia o stress e ansiedade, gera felicidade e geralmente aproximas os membros da família.
Nos ensina silenciosamente a admirar a grandeza e o poder da Natureza.
Os benefícios nutricionais dos alimentos cultivados sem produtos químicos são incontáveis, consumir produtos frescos, logo após a colheita é outra vantagem, pois estão repletos de energia vital.
Agora se você possui um espaço, um jardim, ah… você é um privilegiado e pode cultivar muito mais variedades do que possa imaginar. É só aprender quem são as plantas companheiras que vivem bem quando cultivadas com outras espécies, juntinhas. Podas e colheitas estratégicas lhe permitirão ter beleza e abundância.
Porém, se seu desejo é ter uma horta enorme e não possui espaço, aprenda aqui como planejar e implantar uma horta comunitária, que é regulamentada por Lei e muito necessária em todos os municípios. É uma grande oportunidade de agrupar e aprender com novas pessoas, fazer amizades, gerar renda financeira, fornecer alimentos saudáveis no seu entorno e colaborar com o meio ambiente.
Vamos juntos!
Deixe um comentário